Rescaldo 7ª Maratona BTT Lazer Oliveira do Hospital


"Rescaldo" 7.ª Maratona BTT/Lazer
 Foi no passado dia 10 de Março que alguns elementos do Grupo se deslocou á fria localidade de Oliveira do Hospital, para ali participar em mais uma edição de BTT do Grupo BTT Lazer.
 Poderão visualizar todas as incidencias que em resumo integral do Grupo BTT Lazer tradezem o que realmente se passou, visto por atletas e organização.


"A secção BTT LAZER Clube Seita faz agora o “rescaldo”, saudando todos os participantes e agradecer mais uma vez a vossa presença.
Antes do rescaldo 2013, referimos alguns aspetos que tivemos em consideração em melhorar perante as opiniões referentes à 6.ª maratona BTT (edição de 2012).
- Almoço – compreendemos que no ano passado houve falhas neste ponto, desde à ementa ao atendimento, razões estas alheias à BTT LAZER, fruto de confiança num apoio que indiretamente carretou algumas responsabilidade para a nossa organização. Este ano a BTT LAZER teve o cuidado de se encarregar da ementa e escolha do serviço de catering, que acreditámos nós pelo feedback alcançado, ter sido a melhor opção.
- Banho – pois na edição anterior, mais uma vez confiantes nas infraestruturas munícipes, melhor localizadas tendo em conta o local do almoço do ano passado, foi obtido um feedback negativo em 30% dos participantes que se queixaram de terem tomado banho de água fria. Este ano com a localização da partida (razão principal) e outras infraestruturas vizinhas (piscinas municipais) e o local do almoço decorrer na escola secundária, obrigatoriamente não haveria outra opção senão usufruirmos dos dois pontos de água/chuveiros mais próximos, neste caso o pavilhão gimnodesportivo escolar e as piscinas municipais. Cremos ter atingido 100% de satisfação este ano quanto aos banhos, pois nenhum participante se queixou.
- Marcação dos percursos – foi pouca a percentagem de participantes que se queixaram no ano passado da marcação efetuada nos percursos, contudo este ano foi reforçada a marcação, apesar de durante a semana da pré-marcação terem desaparecido em menos de 24 horas uma série de fitas e placas, o que levamos a considerar que a maioria da população local não tem a informação necessária, confundido as marcações para uso em eventos motorizados, facto que acontece infelizmente. Ainda para maior reforço, o uso de marcas no solo em cal em quase todos as interceções em terra, o que no nosso entender foi uma grande ajuda aos participantes e uma mais-valia para terceiros.
Agora faremos o rescaldo específico do dia (7.ª Maratona btt):
- Secretariado – Decorreu sem incidentes, aderência ao secretariado sem qualquer demora, o que e com apenas dois membros do staff, foi notada rapidez e fluxo mesmo quando a presença decorria em grupos /equipas.
- Reforço inicial – Cremos também ter respondido às necessidades;
- Concentração – Decorreu sem incidentes, houve boa compreensão no posicionamento dos participantes nas respetivas grelhas/separações por percursos, compreensão total do briefing não surgindo quaisquer dúvidas, notando a organização que só 2% dos concorrentes não estiveram notoriamente posicionados no local a quando da partida, facto que aconteceu por não existir o controlo “0”.
- Entrega de prémios (equipas) – Achámos que fomos diretos, simples e pouco demorados na entrega das respetivas lembranças.
- Hora de partida – Na grelha dos 45 e 65km foi cumprido o horário de partida, 9h00. Na grelha dos 25, adiantámos a partida para as 9h10, em concordância com os elementos da organização e face às condições atmosféricas que se previam, o que foi do agrado dos participantes.
- Circulação nas vias durante o Km 0 – decorreu sem quaisquer incidentes. Foi considerado perigosa uma via da saída da cidade, face ao piso escorregadio e à velocidade atingida pelos participantes, daí a moderação de velocidade no carro de apoio.
- Marcação dos percursos – já aqui referimos esse ponto, contudo nesta edição as placas das divisórias foram estudadas com nova cor e maior destaque, não tendo a BTT LAZER obtido qualquer feedback quanto a esse aspeto. Consideramos assim, ter sido obtida uma opinião positiva face ao médio resultado da edição anterior, já que vários concorrentes se queixaram de não visualizarem as placas com antecedência ou nos devidos locais, ou até mesmo pela velocidade que tomavam. Poderão ter existido algumas fitas nos locais menos apropriados, induzindo alguns participantes à errada mudança de direção, facto considerado necessário e em especial no interior das localidades para existir marcação em locais de fraca visibilidade.
- GPS – a BTT LAZER sempre optou por uma política de partilhar os tracks a poucas horas do evento, isto, (não pensem alguns outras coisas) apenas para permitir alterações de última hora tendo em conta como principal aspeto a segurança dos intervenientes. Como foi o caso este ano e face à irregularidade do terreno, a organização optou por alterar os percursos em cerca de 3%. E perguntam, porque é que não foram alterados esses 3% no track? Como alguns sabem, nas últimas 48h luta-se contra o tempo, luta-se contra as condições atmosféricas e a possibilidade de mantermos os percursos como eles estavam. Caso fosse disponibilizada uma versão meses ou dias antes e à última da hora fosse alterado o track, poderia ocorrer uma falha de comunicação entre a organização e o participante, induzindo assim o concorrente em erro. Para precaver esse facto, a publicação surgiu nos prazos dos outros anos com a advertência da fiabilidade dos percursos conforme publicada no dia 9-3-2013 no site oficial.
Single Tracks – de edição para edição, a BTT LAZER tem optado por mostrar novos trilhos, logo este ano não fugimos à “regra”. Sabemos que não foi do agrado de todos, pelo que as opiniões se dividiram um pouco. Percebemos pelos participantes que poderiam ser mais fáceis e agradáveis se o tempo tivesse ajudado, facto que esta organização assim lamenta, pois mesmo assim e para ajudar, no “trilho da perigosa” foi limpo o mato em redor de forma a aumentar o grau de circulação e diminuir o risco de queda.
Reforços – este ponto nunca foi censurado, pelo contrário continuamos a ter algo a nosso favor.
Chegada – como sabem, a maratona vem estado integrada nas últimas edições na Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital, por este facto a chegada tem sido no recinto do referido evento. Na edição anterior foram colocadas várias questões pelos participantes quanto à segurança na chegada e ao posicionamento da meta, facto que só aconteceu face à disposição já existente dos expositores e a outras questões técnicas alheias ao evento. Este ano e de forma a corrigir esta questão e face à inexistência dos já referidos expositores, foi possível a chegada num espaço exclusivo, possibilitando ainda a realização da II Maratona In(out)door, evento este de grande sucesso que contou com a presença de 40 participantes no já famoso “spinning”.
Classificações – publicadas a 11 de março neste site.(http://bttlazer.org/)

Estes são alguns tópicos que nos é importante explicar e realçar, pois a BTT LAZER quer acima de tudo mostrar que ainda existe vontade em continuar a proporcionar bons momentos.
Bem-haja a todos os que estiveram connosco neste dia.
Até para o ano!"

Texto integralmente tirado da publicação do Grupo BTT Lazer.